
Centro da Juventude Tecendo o Futuro abre 550 vagas gratuitas para jovens em Goiânia
Atividades são voltadas à promoção da cidadania, qualificação profissional e fortalecimento de vínculos

Atividades são voltadas à promoção da cidadania, qualificação profissional e fortalecimento de vínculos
O Centro da Juventude Tecendo o Futuro abriu 550 vagas gratuitas para adolescentes e jovens em Goiânia. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, diretamente no local, no Jardim Novo Mundo. É preciso apresentar RG, CPF do adolescente e do responsável, e comprovante de endereço atualizado.
Segundo o governo, as atividades são voltadas à promoção da cidadania, qualificação profissional e fortalecimento de vínculos. As vagas vão de educação e tecnologia até esportes, artes e formação profissional.
Na área de Lógica e Tecnologia, os cursos são de Design Gráfico, Inteligência Artificial e Jogos Matemáticos. Nos Esportes, os participantes podem escolher entre Natação, Voleibol, Basquete, Karatê e Futsal. Já no eixo de Artes, estão Artesanato, Dança, Corte e Costura e Música. Em Conhecimentos Gerais, as formações são em Inclusão Digital e Multimídia, Serviços de Beleza, Culinária e Língua Inglesa. Além disso, também estão disponíveis cursos de Assistente Administrativo, Robótica e Informática Básica.
Pesidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado afirma que o investimento na juventude é uma das prioridades da gestão. “Quando cuidamos dos nossos adolescentes e jovens, oferecendo oportunidades reais de aprendizado, esporte, cultura e qualificação, estamos mudando trajetórias e construindo um futuro mais justo. O Centro da Juventude é um espaço de acolhimento, desenvolvimento e esperança”, afirma.
O Centro da Juventude Tecendo o Futuro também oferece atendimento psicossocial e socioassistencial gratuitos, bem como vale-transporte e alimentação na unidade. Gracinha cita, ainda, que as famílias em situação de vulnerabilidade podem receber cesta de hortifrúti do Banco de Alimentos da OVG, conforme avaliação social.
“Nosso objetivo é oferecer um atendimento integral, que respeite a realidade de cada jovem. Aqui eles encontram aprendizado, apoio psicossocial e um ambiente seguro para desenvolver talentos, autoestima e projetos de vida”, ressalta a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Centro
O Centro da Juventude Tecendo o Futuro é administrado pela OVG. Ele tem capacidade para realizar cerca de 800 atendimentos por mês. No local tem uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva, espaço destinado a aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol e tênis de mesa. E, anida, ambientes reservados para a prática de artes marciais e aulas de música e dança.
Além de ofertar qualificação profissional e atividades esportivas, culturais e de tecnologia, a unidade também abriga o Meninas de Luz, que ampare adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 12 e 21 anos, inclusive vítimas de violência sexual. O Programa favorece atendimento multiprofissional, que visa garantir uma gestação mais tranquila e saudável para a mãe e o bebê. As inscrições para o Meninas de Luz podem ser realizadas em qualquer época do ano, de acordo com a necessidade das gestantes.
LEIA MAIS:
Caiado surpreende ao deixar o União Brasil e se filiar ao PSD de Kassab