Brasil, 27 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Política

Caiado anuncia que vai deixar o União Brasil para viabilizar candidatura a presidente

O governador afirmou que que já comunicou ao vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, que está procurando outra legenda para concorrer ao Palácio do Planalto

Publicado em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira (27), durante entrevista à rádio Novabrasil, de São Paulo, intenção deixar o União Brasil para levar adiante a pré-candidatura a presidente da República. Ele afirmou que que já comunicou ao vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, que está procurando outra legenda para concorrer ao Palácio do Planalto.

A saída ocorre de Caiado em meio à falta de consenso interno no União Brasil sobre o lançamento de uma candidatura própria em 2026. De acordo com ele, a indefinição inviabiliza a continuidade do projeto dentro da sigla e o obriga a buscar uma alternativa partidária para seguir na disputa presidencial.

“Já disse ao ACM Neto que estou procurando outro partido para me candidatar. Isso é uma realidade que não posso esperar mais. Eu vou até o fim, minha história de vida credencia isso”, assinalou.

O governador acrescentou que mantém diálogo com outras legendas e que o entendimento é avançar na construção da candidatura presidencial. “Estou em contato com outros partidos, o entendimento é de nós avançarmos para nossa campanha”, declarou. enre os partidos cogitados estão a Federeção PRD/Solidariedade, Podemos e Republicanos.

Caiado lançou sua pré-candidatura em abril do ano passado, período em que o União Brasil também iniciava discussões para formar uma federação com o PP. Desde então, o futuro eleitoral da sigla passou a ser marcado por divisões internas, especialmente sobre a conveniência de apoiar um nome próprio ou aderir à candidatura de outro partido. Além de ser isolado por setores do União Beasil, governador passou a enfrentar também resistência do presidente do PP, CIro Nogueira.