A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) faz um alerta após eventos de carnaval reunirem milhares de pessoas pelo estado. “A pandemia ainda não acabou”, diz em comunicado enviado ao jornal O Popular.
A pasta destaca que ainda há em todo o Estado a predominância da variante Ômicron, que comprovadamente possui maior potencial de transmissibilidade. Para a secretaria, o fato aumenta a chance de reinfecção.
Entre os eventos de carnaval realizados em Goiás, o destaque foi o Carna Verão, em Caldas Novas, que e reuniu uma multidão, em três dias de folia, para assistir shows de diversos artistas. Os organizadores ressaltam que, além de ter sido realizada em local aberto, a festa exige passaporte de vacinação ou teste negativo para covid para a entrada.
Em Anápolis, o ‘Bloquinho dos Cumpade’ também atraiu milhares de jovens em busca de diverão. A organização também destacou a exigência do comprovante de vacinação. Na cidade, o uso de máscara já está liberado pela prefeitura em locais abertos.
Em Goiânia, a folia agitou bares e restaurantes. Em vários pontos da capital, a programação segue até nesta terça-feira, dia 1º.
Especialistas e autoridades de saúde já têm sinalizado preocupação com os dias de folia. “Com certeza teremos uma explosão de casos novamente”, disse infectologista Marcelo Daher.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, também já destacava a possibilidade de um repique de casos após o feriado. “Infelizmente, isso pode acontecer 15 dias após o carnaval. Mas esperamos um repique menor, menos expressivo do que a gente viu nos meses de janeiro e fevereiro”, avaliou.
(Matéria do site Poder Goiás)