
Groenlândia divulga guia oficial de preparação para crises
Presidente dos EUA, Trump tem falado em controlar o território

Presidente dos EUA, Trump tem falado em controlar o território
O governo da Groenlândia divulgou, na quarta-feira (21), um guia oficial de preparação para crises. No documento, há a recomendação para que cada família tenha provisões para, pelo menos, cinco dias sem ajuda externa.
Segundo o texto, todos os moradores “fazem parte do sistema de emergência” do território. O documento ainda reforça a autossuficiência doméstica como essencial para as autoridades concentrarem esforços “onde as necessidades são maiores”.
O guia considera análises de riscos, ameaças e cenários realistas de interrupções de serviços ao sugerir os cinco dias. Este prazo seria suficiente para normalizar a situação, atendendo primeiro os grupos mais vulneráveis.
Apesar de não citar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem falado em controlar o território, o guia lista situações como tensões geopolíticas, além de eventos climáticos extremos, tsunamis causados por terremotos distantes, falhas tecnológicas, ataques cibernéticos e acidentes. Ou seja, tudo que possa afetar cadeias de abastecimento e infraestrutura.
As recomendações incluem que cada pessoa reserve três litros de água por dia e mantenha comida guardada fora da geladeira que possa ser consumida sem aquecimento. Entre elas, conservas, pães crocantes, peixe e carne seca. O governo também sugere uma fonte alternativa de calor para quem precisar cozinhar.
Medicamentos e kit de primeiros socorros com curativos também constam no documento, além de itens de higiene diversos. Confira a seguir o item completo em dinamarquês: