
Trump lança Conselho de Paz em Davos
Segundo ele, o grupo "pode se unir com a Organização das Nações Unidas"

Segundo ele, o grupo "pode se unir com a Organização das Nações Unidas"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou, nesta quinta-feira (22), o Conselho de Paz em Davos, na Suíça. Segundo ele, o grupo “pode se unir com a Organização das Nações Unidas”.
Ele ainda afirmou que, já nesta quinta-feira, iria formalizar a Carta Constitutiva do Conselho e faria a primeira reunião do grupo. O colegiado foi anunciado no ano passado.
À época, Trump falava de planos para acabar com a guerra na Faixa de Gaza. Posteriormente, ele revelou que a atuação do grupo iria além do território palestino e abrangeria outros conflitos pelo globo.
Inclusive, o presidente dos Estados Unidos preocupou especialistas ao dizer que o conselho “poderia” substituir a ONU. Trump convidou vários líderes mundiais para compor o colegiado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda não se posicionou.
A proposta apresentada para o conselho propõe mandato vitalício de Trump como presidente do conselho, com amplos poderes de coordenação. Além disso, o assento permanente para países é de US$ 1 bilhão.
LEIA TAMBÉM:
Trump descarta uso de força militar e anuncia pré-acordo com Otan para anexação da Groenlândia