Brasil, 20 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Política

Membros do União Brasil defendem nome de Caiado à presidência para evitar desgastes

Em 2022, o União Brasil usou a mesma estratégia ao lançar a senadora Soraya Thronicke

Publicado em

Parte do União Brasil mantém a defesa do nome do governador Ronaldo Caiado à Presidência da República para as eleições deste ano para não criar um atrito maior com o Governo Federal e também evitar desgastes com grupos bolsonaristas. O goiano tem pontuado baixo nas pesquisas eleitorais, mas membros da legenda veem a estratégia como forma de não apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL).

O União Brasil tem proximidade com o PT em alguns estados, apesar de ter rompido oficialmente com o presidente Lula (PT) em 2025. Além disso, possui três ministérios: Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Frederico Siqueira Filho (Comunicações) e Gustavo Feliciano (Turismo) – este último, nomeado em dezembro, o que demonstrou reaproximação.

Membros do partido de Caiado entendem que o petista tem boas chances de reeleição. Inclusive, defendem a liberação de apoio no segundo turno, que não deve contar com a presença do goiano.

Em 2022, o União Brasil usou a mesma estratégia ao lançar a senadora Soraya Thronicke, hoje no Podemos de Mato Grosso do Sul, como candidata à Presidência. Ela teve 0,5% dos votos no primeiro turno e, no segundo, os filiados tiveram liberação para votar em Lula ou no então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O objetivo principal do União Brasil é garantir deputados e senadores.

LEIA TAMBÉM:

Caiado recebe executivos da multinacional Honda Motos, patrocinadora do MotoGP 2026