Lula e Urseula von der Leyen no Rio de Janeiro: vitória do multilateralismo (Foto: Ricardo Stukert / PR)
TRATADO HISTÓRICO
Lula se encontra com Úrsula von der Leyen e celebra acordo entre Mercosul e União Europeia
Lula e Ursula von der Leyen se reuniram na sede do Itamaraty nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro. Em sua fala, a presidenta da Comissão Europeia afirmou que “o melhor está por vir”
Publicado em
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o acordo histórico entre o Mercosul e a União Europeia e o classificou como uma “vitória do multilateralismo”.
“Vitória do multilateralismo. Mercosul e União Europeia fazem história ao avançar em um acordo que une 720 milhões de pessoas, fortalece a democracia, o comércio justo e a cooperação entre povos. Meu agradecimento à presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo diálogo, parceria e compromisso com esse caminho comum”, declarou Lula no X.
O presidente destacou a importância do acordo firmado com a UE: “Restaurar a parceria com a União Europeia em novas bases foi uma prioridade desde o início de meu terceiro mandato. Quando determinei a retomada das negociações do Acordo de Parceria Mercosul–União Europeia, deixei claro que esse processo deveria ser compatível com os objetivos de promoção do crescimento econômico e de reindustrialização do Brasil. Foram mais de 25 anos de negociações.”
Lula e Ursula von der Leyen se reuniram na sede do Itamaraty nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro. Em sua fala, a presidenta da Comissão Europeia afirmou que “o melhor está por vir”.
“Sei que, entre nossas regiões e nossos povos, o melhor ainda está por vir. É assim que a gente cria prosperidade verdadeira, que é a prosperidade compartilhada. Nós concordamos que o comércio internacional não é um jogo de soma zero […] toda essa história só será contada com êxito quando as empresas começarem a sentir os benefícios de nosso acordo, algo que deve ocorrer rapidamente”, declarou Ursula von der Leyen.