Brasil, 15 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Internacional

Trump recebe María Corina nesta quinta-feira

Será a primeira reunião entre eles após a captura de Maduro

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe a líder da oposição da Venezuela e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, nesta quinta-feira (15), nos EUA. Será o primeiro encontro entre eles após a operação que sequestrou o ditador Nicolás Maduro, em 3 de janeiro.

María recebeu o Nobel da Paz em outubro por lutar contra a ditadura venezuelana, conforme o Comitê Nobel Norueguês. Desde então, ela não falou mais com Trump, segundo disse à Fox News. Ela deixou a Venezuela no ano passado para viajar para a Noruega para receber o prêmio, e ainda não retornou.

Trump, que tenta ganhar um Nobel da Paz, teria considerado a aceitação dela à honraria como uma afronta pessoal.

A engenheira industrial de 58 anos se tornou perseguida no país após autoridades eleitorais aliadas a Maduro declararem a reeleição dele em 2024. A votação foi considerada fraudulenta e o governo nunca divulgou os resultados oficiais. Já a coleta da oposição demonstrou a vitória do candidato apoiado por Machado.

Maduro está preso em Nova York e passará por julgamento. A então vice-presidente, Delcy Rodríguez, assumiu o governo sob supervisão dos Estados Unidos.