
Aulas na rede estadual de Goiás voltam na próxima terça-feira e são esperados 444 mil alunos
Calendário escolar terá 200 dias letivos

Calendário escolar terá 200 dias letivos
As aulas na rede pública estadual de ensino de Goiás voltam na próxima terça-feira (20). O retorno do ano letivo de 2026 traz, entre as novidades, a inauguração do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, em 23 de janeiro. Será o primeiro colégio público bilíngue do Estado. Mais de 444 mil estudantes de todo o Estado fazem parte da rede.
Vale citar que o calendário escolar terá 200 dias letivos. O primeiro semestre encerra em 30 de junho, com retorno do segundo em 3 de agosto e finalização em 18 de dezembro.
“Com planejamento estruturado e políticas públicas integradas, o governo goiano reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade. O nosso objetivo é formar jovens talentosos, preparados, competentes, para que sejam os melhores em cada uma de suas áreas”, afirma o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Neste momento, já acontecem as entregas de kits escolares e uniformes, e de Chromebooks, além da realização dos programas Bolsa Estudo, Profissionaliza Goiás e GoiásTec. Para a secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, “com a distribuição do kit de uniformes estamos gerando equidade entre os estudantes, proporcionando a todos a oportunidade de uma roupa nova, confortável e do tamanho adequado”.
Bolsa Estudo e Chromebooks
O Bolsa Estudo é um benefício financeiro que contribui para a permanência e o bom desempenho escolar. Os alunos do ensino regular recebem dez parcelas mensais de R$ 130, enquanto os estudantes do ensino integral contam com o valor de R$ 150. Além disso, o Governo de Goiás mantém a distribuição de Chromebooks para os estudantes do 9º ano e da 2ª e 3ª séries do ensino médio para ampliar o acesso à tecnologia e fortalecer o processo de aprendizagem.
Profissionaliza Goiás
Na área da formação para o mercado de trabalho, o Programa Profissionaliza Goiás segue em andamento, oferecendo cursos profissionalizantes que ampliam as perspectivas de empregabilidade dos jovens goianos. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unindo aulas teóricas e práticas para a profissionalização dos estudantes.
GoiásTec
Por fim, o Programa GoiásTec, que teve mais de 9 mil alunos matriculados em 2025, visa levar educação de qualidade para as comunidades distantes e de difícil acesso. A iniciativa faz uso de tecnologia para levar o ensino médio (e anos finais do ensino fundamental) para regiões rurais, distritos e locais com carência de professores, transmitindo aulas ao vivo por satélite de estúdios em Goiânia.