Brasil, 12 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Política

Daniel vence no primeiro turno se fechar apoio do PL, avaliam cientistas políticos

União é uma possibilidade e interesse dos Bolsonaros

Publicado em

Cientistas políticos avaliam que, se houver uma composição do vice-governador Daniel Vilela (MDB) com o PL na disputa ao governo de Goiás, o emedebista pode vencer a corrida eleitoral de outubro deste ano no primeiro turno. Apesar de não ser oficial, a união é uma possibilidade.

Isso porque os Bolsonaros estão mais interessados na aliança do PL em Goiás com Daniel, do que na pré-candidatura do senador Wilder Morais (PL) ao Palácio das Esmeraldas. Segundo divulgado pela coluna Giro, na última semana, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu sinal verde para a composição.

Deputado federal, Gustavo Gayer (PL) esteve com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nos últimos dias de 2025. O filho do ex-presidente teria dito ao goiano que o pai pretende priorizar a eleição de senadores pelo País.

É preciso, contudo, resolver a situação de Wilder para finalizar as conversas com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que apadrinha o sucessor Daniel Vilela. O senador estaria interessado em manter a pré-candidatura ao governo.

Gayer já havia defendido a aliança, na qual seria indicado como nome ao Senado na chapa de Daniel, em novembro, época em que Wilder lançou sua pré-candidatura ao governo. Em dezembro, quando os dois se reuniram com Caiado e Flávio no Palácio das Esmeraldas, o senador goiano destoou mais uma vez e reforçou o interesse na disputa.

Mas, em relação às análises, os cientistas políticos avaliam que, com o PL alinhado a Daniel, as candidaturas do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e de alguém da esquerda para fazer palanque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teriam crescimento na corrida.

“O bolsonarismo em Goiás demonstrou que tem força de chegada e, nas últimas semanas das eleições, um candidato desse campo tende a se destacar com uma parte relevante do eleitorado. Se não houver esse candidato bolsonarista e for confirmada a aliança com o PL, acredito que a candidatura do Daniel Vilela ganha ainda mais musculatura para vencer no primeiro turno, juntando com a força do grupo do Ronaldo Caiado, caso essa composição se concretize”, afirma o professor da PUC-GO, Pedro Pietrafesa, ao O Popular.

Ainda segundo ele, “essa aliança favorece a candidatura do Daniel Vilela, que já está dialogando com esse eleitor conservador. Em diferentes momentos, ele já mandou sinais e discursos que são palatáveis para esse setor mais radical”.

Da mesma forma, o professor da UFG, Guilherme Carvalho, considera grandes as chances de Daniel vencer no primeiro turno. Na visão dele, Wilder é o maior rival de Daniel na disputa. “O maior adversário do Daniel Vilela não é Marconi Perillo, mas sim o Wilder. O estado tem um eleitorado de centro-direita e o vice-governador teria muita dificuldade de emplacar como um nome legitimamente bolsonarista”, acredita.

Ainda segundo ele, “a candidatura do Wilder chegaria realmente com o arsenal bolsonarista e essa disputa só seria afunilada perto da eleição, já que as pesquisas não estão mostrando o crescimento do Wilder”. Por fim, ele cita que “os candidatos apoiados pelo Bolsonaro demoram a decolar nas eleições. A principal explicação está relacionada à ativação do eleitorado bolsonarista, que é mais tardia. Esse público demora mais a se informar sobre candidaturas bolsonaristas, até porque é um eleitorado muito ligado à agenda nacional e muito pouco ligado aos temas mais locais”.