
Pesquisa coloca Goiás com os melhores hospitais públicos do Brasil em proporção populacional
"Isso mostra o quanto nós, com a interiorização da saúde, melhoramos o padrão de atendimento no estado de Goiás", comemora o governador Ronaldo Caiado

"Isso mostra o quanto nós, com a interiorização da saúde, melhoramos o padrão de atendimento no estado de Goiás", comemora o governador Ronaldo Caiado
Pesquisa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) mapeou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil e colocou Goiás em posição de destaque quando o recorte é a proporção de unidades de excelência em relação à população. Com cerca de 7,2 milhões de habitantes, o Estado tem dez entre o montante analisado, ou seja, um hospital de excelência para cada 720 mil habitantes. Esse desempenho coloca o ente federativo na liderança nacional.
O levantamento do Ibross ocorreu em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ele analisou hospitais 100% SUS administrados pelos governos federal, estadual ou municipal. Entre os critérios, acreditação, taxa de ocupação, mortalidade hospitalar, disponibilidade de leitos de UTI, tempo médio de internação, eficiência no uso de recursos e, em fase posterior, satisfação dos pacientes.
Em números absolutos, São Paulo lidera com 30 hospitais entre os 100 melhores. Contudo, na análise proporcional, é preciso destacar que o estado paulista tem cerca de 44 milhões de habitantes, ou seja, um hospital de excelência para cada 1,48 milhão de pessoas.
“No entanto, dos 30 hospitais listados em São Paulo, 13 são municipais, restando apenas 17 hospitais estaduais. Considerando exclusivamente a rede estadual – parâmetro adotado para a comparação direta com Goiás – o índice paulista cai para um hospital estadual de excelência para cada 2,58 milhões de habitantes”, esclarece o governo de Goiás.
Em Goiás, os hospitais de alto desempenho estão distribuídos em diferentes regiões do estado. Alguns municípios contemplados são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Trindade, Uruaçu e Santa Helena de Goiás. “Isso mostra o quanto nós, com a interiorização da saúde, melhoramos o padrão de atendimento no estado de Goiás”, comemora o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ao observar que no Estado não há hospital municipal de referência.
Secretário Estadual de Saúde, Rasivel Santos afirma que o estudo mostra que Goiás possui uma rede regionalizada com hospitais de elevado padrão espalhados pelas cinco macrorregiões. “Os dados reforçam não apenas a presença de unidades de alta qualidade, mas também a eficiência da política estadual de regionalização, gestão hospitalar, investimento em qualidade assistencial e integração em redes de atenção.”
LEIA TAMBÉM:
Acidente na BR-060: Gomide recebe alta após cinco dias internados