
Goiás entra no Top 10 do turismo nacional
Destinos como Goiânia, Pirenópolis, cidade de Goiás, Chapada do Veadeiros e Trindade lideram o fluxo do turismo bo território goiano

Destinos como Goiânia, Pirenópolis, cidade de Goiás, Chapada do Veadeiros e Trindade lideram o fluxo do turismo bo território goiano
O estado de Goiás se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil e entrou na lista das 10 unidades da federação que mais receberam turistas entre 2019 e 2024. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Destinos como Goiânia, Pirenópolis, cidade de Goiás, Chapada do Veadeiros e Trindade lideram o fluxo do turismo bo território goiano.
Goiás se destaca como o único estado do Centro-Oeste a alcançar e manter essa posição no ranking, evidenciando uma trajetória ascendente e consistente no cenário turístico nacional.
Os resultados fazem parte de um levantamento publicado pelo Observatório do Turismo de Goiás, que analisou, por meio da pesquisa do IBGE, o fluxo de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior, além de gastos e características das viagens realizadas pelos brasileiros. Os dados permitem uma avaliação detalhada da demanda turística doméstica e reforçam o protagonismo goiano no cenário nacional.
Em 2024, Goiás foi o 8º destino mais visitado do Brasil, com 741 mil viagens recebidas, o equivalente a 3,7% do total nacional. O número de viagens recebidas pelo estado superou, inclusive, o volume de deslocamentos realizados pelos próprios moradores goianos no mesmo período, que totalizou 634 mil viagens. No recorte regional, Goiás é ainda o líder na recepção de turistas no Centro-Oeste, concentrando 49,6% das viagens destinadas à região.
LEIA MAIS: