
União Europeia aprova acordo com Mercosul
Negociação durava mais de 25 anos

Negociação durava mais de 25 anos
Os países da União Europeia (UE) aprovaram o acordo comercial com o Mercosul de forma temporária nesta sexta-feira (9). A informação foi divulgada por fontes diplomáticas à AFP.
A aprovação ocorreu por meio de maioria qualificada de países da UE. Este acordo é negociado há mais de 25 anos e tem sido criticado pelo setor agropecuário europeu e pela França.
Vale lembrar que o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França votaria contra o acordo. Já os produtores rurais alegam que os produtores sul-americanos não atendem aos padrões segurança alimentar da União Europeia e nem os ambientais. A situação poderia prejudicar a competição de preços. A UE, contudo, garante que não haverá flexibilização de regras.
Agora, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve viajar a Assunção para assinatura do acordo comercial que vai vincular o bloco ao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A viagem deve ocorrer na próxima segunda-feira (12).
“É um acordo fundamental para a União Europeia, no plano econômico, político, estratégico e diplomático”, afirmou Olof Gill, um dos porta-vozes da Comissão, braço executivo do bloco dos 27 Estados-membros, na quinta-feira (8).
O acordo não entrará em vigor imediatamente, pois também é preciso que o parlamento europeu dê o aval. Entre outras coisas, ele prevê a redução de tarifas e barreiras comerciais em uma das maiores áreas de comércio do mundo.