Brasil, 09 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Internacional

Estados Unidos cancelaram segundo ataque contra Venezuela após país cooperar, diz Trump

"Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma forma muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás"

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que cancelou um segundo ataque à Venezuela após o país cooperar. Segundo ele, via Truth Social, nesta sexta-feira (9), os países estão “trabalhando bem juntos”.

“Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma forma muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás”, escreveu Trump. “Devido a essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que parece não ser necessária.”

Ele afirmou, contudo, que os navios enviados para a região continuarão por perto. “Questões de segurança.” Declarou, ainda, que “pelo menos 100 bilhões de dólares serão investidos pelas grandes empresas petrolíferas, com as quais me reunirei hoje na Casa Branca”.

Empresas petrolíferas se reúnem com Trump na Casa Branca para reavivar o setor na Venezuela. Há duas décadas, o país exportava três milhões de barris por dia. Hoje, menos de 1 milhão.

As falas de Trump e reuniões ocorrem após, em 3 de janeiro, os Estados Unidos atacarem a Venezuela e capturarem o ditador do país, Nicolás Maduro. A então vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu como interina.