
‘Grande honra’: Trump e Gustavo Petro falam por telefone
Presidente dos Estados confirmou o contato com o líder colombiano pela Truth Social

Presidente dos Estados confirmou o contato com o líder colombiano pela Truth Social
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, na quarta-feira (7), que conversou com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A confirmação foi na rede Truth Social.
Ambos os presidentes se acusaram nos últimos meses, com o agravamento da tensão após a captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no último dia 3 de janeiro. Trump amenizou o tom ao comentar a ligação.
“Foi uma grande honra conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências que temos tido”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.
Ele ainda agradeceu o “tom” do colombiano e disse que espera encontrá-lo em breve. Inclusive, afirmou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já organiza os preparativos para uma reunião.
O encontro deverá ser na Casa Branca, segundo Trump, mas ainda não há data.
Sobre as tensões, Trump chegou a relacionar Petro com o tráfico de drogas. Disse, inclusive, que Petro “está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA” e que ele deveria “ficar esperto”, após a captura de Maduro.
O colombiano, por sua vez, negou todas as acusações e convocou protestos. Clamou, ainda, que a população tomasse o poder, se o país fosse atacado. O Departamento de Tesouro americano sancionou Gustavo Petro, sua esposa e seu filho, em outubro do ano passado.