O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o governo da Venezuela concordou em vender para os EUA até 50 milhões de barris de petróleo de “alta qualidade”. A fala ocorreu na terça-feira (6) pela rede Truth Social.
“Tenho o prazer de anunciar que as autoridades interinas da Venezuela entregarão entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade, sujeitos a sanções, aos Estados Unidos”, escreveu, sem dar detalhes sobre quando as transações acontecerão.
Para o norte-americano, a receita vai beneficiar ambos os países. “Este petróleo será vendido a preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como Presidente dos Estados Unidos da América, para garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos!”
Ele disse, ainda, que navios-tanque transportarão a commodity diretamente a portos de descarga nos Estados Unidos. Além disso, afirmou que pediu ao secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, que “execute o plano imediatamente”.
Venezuela
No sábado (3), os Estados Unidos bombardearam a Venezuela e capturaram Nicolás Maduro e Cilia Flores em Caracas. O venezuelano foi levado para Nova York para ser julgados por narcoterrorismo.
Trump afirmou, após o ataque, que a ofensiva ocorreu por causa do petróleo na região e que os EUA administrariam o país até uma transição. Após a queda de Maduro, assumiu a vice-presidência do país, Delcy Rodriguez.
LEIA TAMBÉM:
María Corina não fala com Trump desde outubro