Brasil, 07 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Brasil

MP pede que TCU investigue viagens de Hugo Motta em aviões da FAB

MP quer que Hugo Motta seja investigado por uso de aeronaves para interesses privados, atentando contra a moralidade administrativa

Publicado em

O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que o tribunal apure um possível desvio de finalidade em viagens feitas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O MP quer que seja investigado se, o uso de aeronaves para interesses privados por Hugo Motta, atentou contra a moralidade administrativa. 

No final de 2025, Hugo Motta solicitou uma aeronave da FAB para se deslocar de João Pessoa (PB) ao Rio de Janeiro. De acordo com a coluna Lauro Jardim, do O GLOBO, o republicano não tinha compromissos oficiais na data. 

No voo foram computados 11 passageiros, mas a lista com os nomes de pessoas que estavam a bordo não foi divulgada. 

Hugo Motta se hospedou, junto com aliados, em um condomínio de luxo em Angra dos Reis para passar o Réveillon. 

Segundo a representação do MPTCU, o fato não é um caso isolado, uma vez que em meados de 2025 Motta usou aeronaves da FAB para ir a eventos do mercado e jantar com empresários.

O subprocurador Lucas Furtado afirma no documento que a prática de Motta vai na contramão da moralidade administrativa.

“O uso recorrente de aeronaves da FAB pelo presidente da Câmara, na ausência de interesse público ou de efetiva demonstração de potencial ‘insegurança’ da autoridade no uso de voos comerciais, enseja a percepção de que a aviação militar vem sendo por ele utilizada apenas como meio de transporte ‘mais confortável’, a despeito dos elevados custos que envolvem deslocamentos da espécie”, argumentou o subprocurador.