

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode passar por um novo procedimento na segunda-feira (29). Dessa vez, ele deve realizar um “bloqueio anestésico do nervo frênico” para conter os soluços.
“Por questão de precaução, otimizar o tratamento no clínico, melhorar a dieta, potencializar toda a medicação e observar, nesses próximos dias, a necessidade, ou não, desse procedimento. Provavelmente, nós o faremos lá por segunda-feira, que é o tempo bom para ele poder responder a essa medicação”, disse o cardiologista Brasil Ramos Caiado.
A ideia inicial era um bloqueio no nervo, mas os médicos entenderam que os soluços podem ter relação com o trombo digestivo, além de uma esofagite severa relacionada à gastrite e refluxo gastroesofágico. Por se tratar de um processo invasivo, decidiram esperar alguns dias para decidir sobre a necessidade do bloqueio.
“Toda vez que nós podemos ser menos invasivos na questão da proteção do paciente, de 70 anos. Se nós podemos resolver de forma clínica, para ele é mais seguro. Essa é a nossa preocupação agora. Nós vamos ver como é a evolução clínica dele, como está espaçada a redução do soluço”, afirmou o médico.
Na quinta-feira, Bolsonaro passou por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. Segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o procedimento foi finalizado com sucesso e sem intercorrências.