
Governo federal anuncia que terceirizados do Palácio do Planalto terão escala 5×2
"O sábado agora é dia de descanso, de casa, de aproveitar a vida e a família. Essa comemoração ainda não é de todo o Brasil. Mas pode e tem que ser em breve"

"O sábado agora é dia de descanso, de casa, de aproveitar a vida e a família. Essa comemoração ainda não é de todo o Brasil. Mas pode e tem que ser em breve"
O governo federal anunciou que os terceirizados do Palácio do Planalto terão escala 5×2. Em publicação nas redes sociais, na terça-feira (23), é informado que houve um acordo com as empresas e “os trabalhadores da limpeza, da copa e da jardinagem ficaram livres da escala 6×1“.
“O sábado agora é dia de descanso, de casa, de aproveitar a vida e a família. Essa comemoração ainda não é de todo o Brasil. Mas pode e tem que ser em breve. O governo federal apoia o fim da escala 6×1 sem redução de salário, com escala máxima de 5×2 e redução da jornada para 40h semanais.”
Para 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como prioridade o fim da escala 6×1 sem redução salarial. Segundo ele, em 18 de dezembro, a economia do País está pronta para isso, pois “o comércio e a indústria estão preparados, e os avanços tecnológicos permitem que a gente faça a redução da jornada de trabalho”.
“Eu fui um dos dirigentes sindicais que encabeçou durante muito tempo a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Eu acho que o País está pronto e a economia está pronta para o fim da escala 6 X 1. Por que não reduzimos a jornada de trabalho para o trabalhador ficar mais tempo em casa, cuidar melhor da família, estudar um pouco mais?”, disse durante café da manhã com jornalistas.
Atualmente, dois projetos sobre o tema tramitam no Congresso, um em cada Casa. O do Senado já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) neste mês e seguiu para o plenário. A proposta de emenda à Constituição (PEC) prevê a redução da jornada máxima de 44 horas para 40 horas semanais.
Depois de um acordo com as empresas terceirizadas, no Palácio do Planalto, em Brasília, os trabalhadores da limpeza, da copa e da jardinagem ficaram livres da escala 6×1. 🥹❤️
— Governo do Brasil (@govbr) December 23, 2025
👇 pic.twitter.com/Gphj1jrqgS