
Campanha da Havaianas estrelada por Fernanda Torres é retirada dos perfis da marca
Conhecida mundialmente pela venda de sandálias, a marca havia lançado o vídeo com uma mensagem para a virada do ano que causou polêmica

Conhecida mundialmente pela venda de sandálias, a marca havia lançado o vídeo com uma mensagem para a virada do ano que causou polêmica
A campanha publicitária de fim de ano da marca Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, foi retirada do ar após gerar forte repercussão nas redes sociais ao longo do fim de semana. Conhecida mundialmente pela venda de sandálias, a marca havia lançado o vídeo com uma mensagem para a virada do ano.
No comercial, Fernanda Torres diz algo como “não quero que você comece 2026 com o pé direito”, em uma proposta, segundo pessoas que saíram em defesa da empresa, de brincar com a ideia de começar o novo ano com “os dois pés firmes”. A fala, no entanto, foi interpretada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e por políticos de direita como uma crítica ou provocação indireta ao campo conservador, sendo associada a um suposto viés ideológico.
A interpretação levou a uma mobilização digital contra a marca. Hashtags como #HavaianasNoLixo passaram a circular com força, acompanhadas de pedidos de boicote e críticas públicas direcionadas à empresa e à atriz.
Diante da repercussão, a campanha foi removida de perfis da marca. O vídeo deixou de ser encontrado, por exemplo, no Instagram da Havaianas e também em seu canal no YouTube, após a intensificação das críticas e da mobilização on-line. A empresa, no entanto, não se manifestou oficialmente sobre a retirada do conteúdo.
LEIA TAMBÉM: