Brasil, 22 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Maranhão terá lançamento de foguete nesta segunda-feira após 3 adiamentos

Originalmente, lançamento deveria ocorrer em 22 de novembro

Publicado em

O Maranhão terá o lançamento do foguete HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, às 15h45 desta segunda-feira (22). A nova tentativa foi definida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e ocorre após três adiamentos.

Primeiramente, o lançamento deveria ocorrer em 22 de novembro, mas foi adiado para 17 de dezembro após a identificação de pequenas falhas intermitentes nos sinais. A percepção ocorreu durante um teste conjunto de aviônicos feito pela FAB.

Depois, houve a mudança de 17 para 19 para a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, pois foi identificada uma anomalia no equipamento durante as inspeções finais pré-lançamento. Por fim, houve a mudança para esta segunda-feira após a detecção de um funcionamento anormal intermitente em uma válvula de ventilação instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio. A verificação ocorreu no processo de abastecimento do propelente.

Sobre o lançamento, a missão é levar cinco satélites e três experimentos para o espaço. O local foi escolhido, pois a base de Alcântara, próxima à linha do Equador, tem uma posição geográfica privilegiada.

“Temos um potencial muito grande desperdiçado ao longo das últimas décadas, que hoje é um problema em relação a outros países, como EUA, Rússia, China, Índia, entre outros”, afirmou o divulgador científico e especialista no tema espacial, Pedro Pallotta, à CNN Brasil.

O lançamento ocorre graças a um edital de 2020. Quem assinou o contrato com o Comando da Aeronáutica, em 2022, foi um grupo sul-coreano.

Sobre o foguete, o HANBIT-Nano é um veículo orbital de dois estágios. Ele pode colocar até 90 quilos de carga útil em uma órbita de 500 quilômetros. 247 pessoas atuaram no desenvolvimento da nave de 21,8 metros de altura e 1,4 metro de diâmetro.