O deputado federal por Goiás, José Nelto (União Brasil), acredita que o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à presidência, está garantido no segundo turno. A fala foi dada à coluna Giro, de O Popular, nesta quinta-feira (18).
“Ele é o candidato da família Bolsonaro, de uma parcela da sociedade que é bolsonarista, e também de uma parcela da direita. É uma candidatura que está no segundo turno e inibe as outras”, afirmou.
Ainda segundo ele, a pulverização de candidatos da direita no primeiro turno pode auxiliar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Quanto mais divisão de candidaturas no primeiro turno, melhor para o Flávio, que poderá contar com os apoios de todas elas no segundo turno.”
Vale citar que, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na terça-feira (16), Flávio Bolsonaro tem rejeição recorde, com 60%. Ele supera o presidente Lula (PT), 54%, e nomes como o do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), 56%, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 47%.
Entre os governadores citados como possíveis presidenciáveis, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, aparece com 40%; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, com 39%; e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, com 35%, todos abaixo do percentual atribuído a Flávio Bolsonaro.
Apesar da rejeição elevada, o estudo indica que Flávio apresenta vantagem sobre outros nomes do campo da direita em um eventual primeiro turno, com desempenho semelhante ao de Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.