Brasil, 16 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Lula diz que trabalha pela aprovação de Messias ao STF

“Eu acredito que ele [Messias] será o ministro da Suprema Corte, aprovado pelo Senado. Estou trabalhando para isso e o Messias está trabalhando para isso"

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse trabalhar pela aprovação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). A fala ocorreu na segunda-feira (15) ao SBT News.

“Eu acredito que ele [Messias] será o ministro da Suprema Corte, aprovado pelo Senado. Estou trabalhando para isso e o Messias está trabalhando para isso. Eu não indiquei uma pessoa qualquer. Eu indiquei um advogado muito competente, um advogado-geral da União extraordinário, que demonstrou ao longo do tempo seriedade e serenidade no jeito de advogar”, disse durante a entrevista e emendou: “Portanto, ele merece estar lá [no STF] e eu acho que ele vai ser um bom ministro da Suprema Corte.”

Na ocasião, Lula também negou que seu governo tenha força para influenciar a Corte. “Se eu tivesse interferência na Suprema Corte, eu teria ficado preso 580 dias? A verdade é que a Suprema Corte é totalmente independente e autônoma, e é bom que seja assim”, ressaltou.

Ele também negou a existência de uma crise entre os Poderes e reforçou ser amigo dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). “Nós aprovamos 99% de tudo o que mandamos para o Congresso Nacional. Nunca, nos meus 2 primeiros mandatos, eu aprovei a quantidade de coisas que aprovei agora com um Congresso totalmente adverso.”

Sobre a sabatina de Messias, ela deve ficar para 2026. Antes prevista para dezembro, ela foi adiada, pois o presidente Lula não enviou o comunicado para o Senado.