Brasil, 16 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Economia

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Conforme o governo federal, cerca de 95,3 milhões têm o direito de receber

Publicado em

A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira (19). Conforme o governo federal, cerca de 95,3 milhões têm o direito de receber.

Estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que o benefício trabalhista injete R$ 369,4 bilhões na economia neste ano. A primeira parcela ocorreu até 28 de novembro. Em média, os dois pagamentos somaram R$ 3.512 a cada trabalhador.

As datas são para trabalhadores ativos. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam a primeira parcela entre 24 de abril e 8 de maio e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho.

Têm direito ao benefício, além dos aposentados e pensionistas, quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Aqueles afastados por licença-maternidade, doença ou acidente também recebem. O valor integral só é pago a quem trabalhou por um ano na mesma empresa.

Nas demissões sem justa causa, o trabalhador deve receber o proporcional com a rescisão. Em caso de justa causa, ele perde o benefício.

No 13º incide a tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas apenas na segunda parcela.

LEIA TAMBÉM:

Gracinha Caiado e Daniel Vilela distribuem 27 mil brinquedos a crianças de Aparecida