Brasil, 27 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Em nova rodada de sanções, bancos da Rússia são excluídos do Swift, sistema financeiro que opera em diversos países

Publicado em atualizado em 28/02/2022 às 06:07

Em mais uma rodada de sanções à Rússia , bancos do país serão removidos da Swift, sistema financeiro que opera entre diversos países. A decisão foi anunciada neste sábado (26) por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

A Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou simplesmente Swift é utilizada por 11 mil instituições fianceiras do mundo para o envio de mensagens seguras e ordens de pagamento, segundo a CNN Brasil. Com isso, a remoção da Rússia desse sistema era apontada como a mais grave sanção contra o país por dificultar o trabalho de instituições financeiras dentro e fora do território russo.

De acordo com Ursula, a medida foi acordada com Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Reino Unido. “Isso os impedirá de operar no mundo inteiro e bloqueará efetivamente as exportações e importações russas”, argumentou.

“Em segundo lugar, paralisaremos os ativos do banco central da Rússia. Isto congelará suas transações. E tornará impossível para o Banco Central a liquidação de seus ativos”, acrescentou a representante do grupo.

Os países que assinam a medida querem que a Rússia suspenda os ataques que faz à Ucrânia desde quinta-feira (24), mas o governo de Vladimir Putin ainda não cedeu . A Rússia iniciou a guerra por não aceitar o desejo da gestão ucraniana de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente.