No momento em que o Brasil passa pela pior fase da pandemia e por um pico de mortes causadas pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) aproveitou seu aniversário para criticar governadores e reagir às críticas sobre sua atuação no enfrentamento da doença.
“Estão esticando a corda e faço qualquer coisa pelo meu povo. Qualquer coisa que está na Constituição, é o direito de ir e vir. Podem confiar na gente”, afirmou a cerca de 100 apoiadores que se aglomeraram em frente ao Palácio da Alvorada para cumprimentá-lo pelos 66 anos completados neste domingo (21). O Brasil já registra mais de 292 mil mortes e quase 12 milhões de casos confirmados de covid-19.
Mesmo diante do colapso no sistema de saúde e das filas de espera por leitos em diversos Estados do País, Bolsonaro mantém postura contrária a medidas de fechamento de atividade econômica determinadas por governadores.
Durante a semana, o chefe do Executivo chegou a insinuar a possibilidade de decretar estado de sítio, mas depois negou que usaria a medida extrema, quando questionado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.
Na quinta-feira (18), Bolsonaro assinou ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) da AGU (Advocacia-Geral da União) apresentada ao Supremo para derrubar decretos estaduais de três governadores contendo medidas restritivas, como toque de recolher. (Com informações da Agência Estado)
Foto: Leo Bahia