Brasil, 16 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

PF prende desembargador que relata caso TH Joias

Ação investiga o vazamento de informações sigilosas que favorecem a facção criminosa Comando Vermelho

Publicado em

A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador Macário Judice Neto, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (16). O magistrado relata o caso TH Joias no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que culminou na prisão do então presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), no início do mês – ele foi solto pelo plenário da Alerj com tornozeleira.

A operação investiga o vazamento de informações sigilosas que favorecem a facção criminosa Comando Vermelho. Judice e Bacellar também foram alvos de buscas expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Outros mandados são cumpridos no Espírito Santo.

TH Joias segue preso por ligação com o Comando Vermelho. Trata-se de um ex-deputado que, antes da política, ficou conhecido por ter suas peças de ouro e diamantes utilizadas por jogadores de futebol famosos, como Neymar, Vini Jr. e Adriano. Ele foi detido por tráfico, corrupção e lavagem de dinheiro em setembro, também sendo investigado por supostamente negociar armas com o Comando Vermelho.

Sobre a Operação Unha e Carne 2, desta terça-feira, ela ocorre no âmbito da decisão do STF no julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas). Entre as determinações, esta incluiu a investigação pela PF sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado do Rio, bem como a conexão com agentes públicos.