
Força-tarefa fiscaliza irregularidades no transporte de combustíveis em Senador Canedo
Ação acontece nas dependências de grandes distribuidoras, no Distrito Agroindustrial

Ação acontece nas dependências de grandes distribuidoras, no Distrito Agroindustrial
Força-tarefa interinstitucional coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou, nesta manhã de segunda-feira (15), uma operação contra irregularidades no transporte de combustíveis em Senador Canedo. A ação acontece nas dependências de grandes distribuidoras, no Distrito Agroindustrial.
Segundo o MP, a ação visa fiscalizar a existência de dutos subterrâneos clandestinos instalados entre os empreendimentos das empresas Phonix e DTC. Estes atravessam a via pública sem a devida licença ou autorização ambiental.
O órgão apurou, por meio de denúncias e imagens feitas pela fiscalização, a conexão clandestina entre o Condomínio Centro-Oeste, que possui autorização para receber combustível diretamente da Transpetro (subsidiária da Petrobras) para distribuição por caminhões, à empresa DTC. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que a prática identificada evidencia potencial fraude tributária, vantagem econômica ilícita e risco ambiental e urbano relevante.
A investigação também verificou que a operação e a construção desses dutos ocorrera por meio de uma licença municipal precária. O MP esclareceu que a competência para este tipo de licenciamento econômico é contestada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Sobre a operação, ela foi articulada pela titular da 2ª Promotoria de Senador Canedo, Marta Moriya Loyola. Participam da força-tarefa: MPGO, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agência Municipal do Meio Ambiente de Senador Canedo, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade de Senador Canedo.
LEIA TAMBÉM:
Caiado ataca Lula nas redes sociais: ‘Não tem autoridade moral para ocupar a presidência’