Brasil, 12 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Bolsonaro pode ser transferido para a Papudinha

Ex-presidente tem reclamado do pouco espaço e da solidão

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode transferir Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de Papudinha, em Brasília. Conforme divulgado nesta sexta-feira (12) pela CNN Brasil, aliados e familiares passaram a defender a possibilidade, pois o retorno à prisão domiciliar neste ano seria improvável.

Foi apurado que o ex-presidente tem reclamado da permanência na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. Ele foi detido, inicialmente por violar a tornozeleira eletrônica, em 22 de novembro. Dias depois, começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.

As queixas são pelo espaço pequeno (12 metros quadrados) e falta de equipe médica, caso haja uma emergência. A Papudinha tem sessenta metros quadrados e utiliza equipe médica própria do sistema carcerário do Distrito Federal.

Além disso, o local tem cozinha, quintal, banheiro, sala, quarto, lavanderia, além de ventilador e televisão. O ex-ministro Anderson Torres cumpre a pena lá.

Bolsonaro também já reclamou do barulho de um gerador e da solidão. O ministro Alexandre de Moraes só deve aprovar a transferência, contudo, após perícia médica do condenado.

A defesa do ex-presidente chegou a pedir uma intervenção cirúrgica por causa de uma crise permanente de soluços. Contudo, apresentou exames antigos ao STF e Moraes pediu uma nova avaliação.

Pela Papudinha, também chamada de Tremembé de Brasília, já passaram José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Marcos Valério, Paulo Maluf e outros.