Brasil, 11 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Relator do PL da Dosimetria no Senado disse não haver impedimento para emendas por anistia

“Não posso afirmar que vai entrar no meu texto, mas acho que é muito provável que seja apresentada alguma emenda pedindo para incluir a anistia”

Publicado em

Relator do projeto de lei (PL) da Dosimetria no Senado, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que não há impedimento jurídico para uma emenda que preveja a anistia no texto. A fala ocorreu na quarta-feira (10) e a medida seria para beneficiar os condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro e também aqueles sentenciados por tentativa de golpe de Estado – entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“[A discussão] começa no colégio de líderes, com os líderes de bancada, daí surge maioria ou minoria”, afirmou. “Vou ouvir muito. Só vou ouvir menos que ele [deputado Paulinho da Força, relator do PL na Câmara], porque o Senado tem um número menor de integrantes”, disse Amin.

Apesar disso, o senador não se comprometeu a incluir a anistia no relatório. “Não posso afirmar que vai entrar no meu texto, mas acho que é muito provável que seja apresentada alguma emenda pedindo para incluir a anistia”, afirmou.

O texto que passou na Câmara também não incluiu emendas do tipo, apesar de ter recebido seis nesse sentido. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do texto na Casa Baixa do Congresso, considerou duas inconstitucionais, enquanto as outras quatro foram derrubadas após articulações.

LEIA TAMBÉM: