
Brasileiro será CEO da Coca-Cola a partir de março do ano que vem
Henrique Braun assume o posto de James Quincey

Henrique Braun assume o posto de James Quincey
A Coca-Cola anunciou um brasileiro como seu próximo CEO, a partir de 31 de março. Na quarta-feira (10), a empresa confirmou o vice-presidente executivo e COO, Henrique Braun, para o cargo.
Com isso, Braun assume o posto de James Quincey. O atual CEO, por sua vez, será presidente executivo do conselho após nove anos no cargo.
Conforme nota da Coca-Cola, Braun também será indicado para concorrer a uma vaga de diretor na Assembleia Geral Anual de Acionistas da empresa, em 2026.
Mas sobre Quincey, o texto afirma que ele liderou a transformação da empresa em uma companhia de bebidas completa. “Sob sua liderança, a empresa adicionou mais de 10 marcas bilionárias ao seu portfólio”, diz trecho da nota.
E ainda: “Quincey reformulou a estratégia e o modelo operacional da empresa para criar uma organização mais ágil e interconectada, com foco na transformação digital e no marketing moderno. Ele também liderou a empresa durante a pandemia de Covid-19.”
As novas prioridades dele serão “buscar as melhores oportunidades de crescimento em todo o mundo; impulsionar a empresa para que ela se aproxime ainda mais das necessidades do consumidor; e alavancar a tecnologia como um facilitador do desempenho e do crescimento dos negócios”.
Henrique Braun
O brasileiro de 57 anos é vice-presidente executivo desde 2024 e acumula a função de diretor de Operações desde 1º de janeiro de 2025. Ele também atuou, entre 2023 e 2024, como vice-presidente sênior e presidente de Desenvolvimento Internacional.
Ele ainda foi presidente da unidade operacional da América Latina de 2020 a 2022 e presidente da unidade de negócios do Brasil de 2016 a 2020. Braun também foi presidente para a Grande China e Coreia do Sul (2013 a 2016).
Formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em ciências pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, ele ingressou na Coca-Cola em 1996, em Atlanta. Cidadão americano, ele nasceu na Califórnia, mas foi criado no Brasil.
Sobre o cargo, ele disse: “É uma honra assumir este novo cargo e tenho enorme apreço por tudo o que James fez para liderar a empresa.”
“Meu foco será dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores. Estou entusiasmado com o futuro do nosso negócio e vejo enormes oportunidades em um mercado global em rápida transformação.”
LEIA TAMBÉM:
Financial Times aponta Moraes como ‘herói’ na lista das 25 pessoas mais influentes do mundo em 2025