Brasil, 10 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Retirado da Mesa Diretora à força, Glauber registra BO contra Hugo Motta

Em agosto, deputados da oposição ocuparam o local por dois dias e não houve repressão

Publicado em

Retirado da Mesa Diretora pela Polícia Legislativa na noite de terça-feira (9), o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) registrou um boletim de ocorrência (BO) contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “[O boletim] é contra a instituição, contra quem ordenou a ação da polícia legislativa, mais especificamente, melhor dizendo, contra o presidente da Câmara dos Deputados pela ordem que deu à Polícia Legislativa. A ordem partiu dele, a polícia, quando chega lá, ela é evidente em dizer: ‘a ordem é essa'”, disse à CNN Brasil.

Ele afirmou que tem tomado analgésico e anti-inflamatório para a dor no braço direito. Disse, ainda, que a decisão de Motta “foi de um desequilibrado”. “Quando a polícia se sentiu autorizada para fazer o que fez dentro, que não tem precedente na Câmara, se sentiu autorizada para fazer com a imprensa depois, então é isso. As ações do presidente da Câmara, elas falam por si, nem precisa comentar, está evidente que o tipo de orientação dele foi de um desequilibrado.”

Glauber enfrenta um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso no ano passado. No último mês de abril, o Conselho de Ética da Câmara aprovou a perda do mandato do deputado por 13 votos a 5 e a medida foi pautada, nesta semana, por Motta.

“Ele [Hugo] está dando prêmio, exatamente o que aquela turma [os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro] pediu. Agora, ele quer também que um dos prêmios seja minha cabeça numa bandeja”, disse.

Vale lembrar que, em agosto, deputados da oposição ocuparam a Mesa Diretora por dois dias e não houve chamamento da Polícia Legislativa. Eles queriam impor a votação de projetos, como o da anistia.

LEIA TAMBÉM:

Somente um deputado goiano votou contra o PL da Dosimetria; três se ausentaram