Brasil, 09 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

União Brasil expulsa Celso Sabino por permanecer no governo Lula

Nas redes sociais, ele disse que foi expulso por permanecer no que considera "o melhor projeto para o Brasil"

Publicado em

O União Brasil expulsou o ministro do Turismo, Celso Sabino, do partido, na segunda-feira (8), por permanecer no governo Lula (PT). A executiva nacional decidiu pela expulsão com 24 votos em votação secreta.

Para os dirigentes, o ministro cometeu infidelidade partidária ao permanecer no governo, desrespeitando uma ordem para deixar o cargo. Sabino participou de forma remota da reunião. Nas redes sociais, ele disse que foi expulso por permanecer no que considera “o melhor projeto para o Brasil”.

Em 19 de setembro, o partido determinou que seus filiados deixassem os cargos na gestão. Na ocasião, o União Brasil afirmou que quem desobedecesse cometeria uma infração disciplinar.

Sabino é deputado federal e chegou a anunciar que deixaria o ministério. Ele até entregou uma carta de demissão ao presidente Lula, mas depois decidiu permanecer, sobretudo ao calcular um ganho eleitoral com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA).

Ainda em outubro, ele foi afastado dos cargos e decisões nas estruturas administrativas do partido. Ele também perdeu o comando do diretório paraense, à época. Ele estava no União Brasil desde 2021.