Brasil, 07 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Esporte

Norris vence GP de Abu Dhabi e se sagra campeão de 2005 da Fórmula 1

O piloto da McLaren cruzou a linha de chegada na terceira colocação no GP de Abu Dhabi, resultado suficiente para ser coroado o grande campeão de 2025

Publicado em atualizado às 12:00

Lando Norris conquistou o título da temporada 2025 da Fórmula 1. No GP de Abu Dhabi realizado neste domingo (7), o titular da McLaren cruzou a linha de chegada na terceira colocação, resultado suficiente para ser coroado o grande campeão.

O competidor chegou ao circuito de Yas Marina com uma vantagem relativamente confortável em cima de Max Verstappen: líder da classificação, tinha 12 pontos de respiro em cima do adversários da Red Bull.

A campanha do britânico foi de altos e baixos. Apesar de ter vencido a primeira etapa na Austrália, voltou a ganhar apenas sete GPs mais tarde, em Mônaco, enquanto seu companheiro Piastri foi ao pódio em todas as provas no intervalo, sendo quatro vitórias.

E então, durante a maior parte do campeonato, era o australiano quem sustentava a primeira posição da tabela de pontos. Mas as coisas começaram a mudar no GP da Itália, quando Lando foi segundo e Oscar o terceiro – em Monza, Piastri lidou com ordens de equipe após toda a lambança nas paradas de boxes.

E as coisas não melhoraram para Piastri na etapa seguinte, no GP do Azerbaijão. No circuito de rua de Baku, o competidor teve diversos acidentes durante o final de semana, uma em cada sessão, e bateu na largada, enquanto seu companheiro de time, apesar de corrida também difícil, pontuou.

Então, desde a parada italiana do calendário, o britânico começou a capitalizar nas questões e a crescer briga. E foi no GP do México, onde Norris subiu ao degrau mais alto do pódio e Piastri teve de se contentar apenas com uma quinta colocação, que Lando assumiu a primeira colocação da temporada 2025 da F1.

No GP do Catar, na última semana, Lando teve a primeira oportunidade de selar o campeonato com uma etapa de antecedência. Mas como todo o ano de 2025 da F1, as coisas foram com emoção, pois um erro da McLaren não apenas permitiu uma vitória de Max como uma quarta colocação para o britânico, deixando tudo aberto até a última corrida do calendário.

Não apenas isso, Verstappen também colou em definitivo na vice-liderança e pressionou ainda mais o competidor papaya. Entretanto, sem tomar riscos desnecessários, conseguiu a terceira colocação e, assim, se torna o mais novo piloto no rol de campeões da história da Fórmula 1.

LEIA TAMBÉM: