
Tocantins: com liminar de Nunes Marques, do STF, governador afastado retorna ao cargo
determinação suspende os efeitos do afastamento anterior e devolve ao governador o exercício imediato de suas funções

determinação suspende os efeitos do afastamento anterior e devolve ao governador o exercício imediato de suas funções
Após três meses afastado do cargo, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi reconduzido nesta sexta-feira 5) ao comando do Estado por decisão liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal.
A determinação suspende os efeitos do afastamento anterior e devolve ao governador o exercício imediato de suas funções.
A volta de Wanderlei mexe diretamente com o tabuleiro político do Tocantins. Nesse período distante do governo, muitos aliados e figuras políticas haviam deixado de apostar em seu retorno, redesenhando estratégias e se alinhando a outros caminhos. Agora, com ele novamente no Palácio Araguaia, o cenário político estadual muda muito.
A retomada do poder por Wanderlei reacende articulações, reorganiza blocos políticos e fortalece sua presença pública. O retorno ao cargo vem acompanhado de manifetações populares, com apoiadores celebrando a recondução do governador afastado..
O desfecho ainda depende de julgamento definitivo, mas o fato é que, por ora Wanderlei está de volta e sua presença recoloca novas peças no jogo político do Tocantins.
LEIA MAIS: