Na tentativa de conter o impacto da pandemia da Covid-19 durante o feriado de Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma nota de recomendação para os prefeitos. O documento apresenta uma série de orientações para reduzir o aumento de casos em Goiás, especialmente devido à circulação da variante Ômicron.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, ainda é preciso ter cautela com relação a doença. “No cenário epidemiológico atual ainda existe um potencial de transmissão considerável, assim a principal recomendação é não realizar eventos sem controle de público”, pontua.
Flúvia Amorim afirma que devem ser exigidos o comprovante de vacinação completo e o teste negativo para Covid-19, realizado nas últimas 24 horas antes de qualquer evento durante o feriado festivo. A superintendente alerta que há preocupação de aumento do número de internações e óbitos após o feriado. “Com a transmissão da doença sendo acelerada, a possibilidade de hospitalização aumenta e por isso essas medidas de contenção são fundamentais”, argumenta.
Recomendações
No total, a nota apontou oito recomendações. Entre elas estão a realização das festividades apenas em locais amplos, com ventilação natural, ambientes ao ar livre, sendo obrigatório o uso de máscara durante todo o evento. Quem teve contato com pessoas com teste positivo para Covid-19, que apresentem sintomas da doença ou tenham exame comprovando a doença deve permanecer isolado em casa.
Segundo a nota, as medidas preventivas devem ser redobradas durante as viagens, sendo mantidas em tempo integral, reforçando o uso de máscara e a higienização das mãos, principalmente nos momentos em que se fizer necessária (tocar inadvertidamente na máscara, paradas para lanches e uso de sanitários).
(Matéria do site Poder Goiás)