
Sindicatos criticam Datena na EBC
Apresentador deve ter um talk show semanal na emissora a partir de janeiro

Apresentador deve ter um talk show semanal na emissora a partir de janeiro
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos dos jornalistas do Distrito Federal, do município do Rio de Janeiro e de São Paulo são contrários à contratação de José Luiz Datena como apresentador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é ligada ao governo federal. Conforme coluna de Mônica Bérgamo, na terça-feira (2), as entidades vão emitir uma nota de repúdio sobre o tema.
Datena deve apresentar um talk show semanal na emissora. Além disso, ele terá também um programa diário na Rádio Nacional – parte da EBC. Em nota que será divulgada, as entidades afirmam que o apresentador “consolidou um tipo de jornalismo marcado pelo desrespeito sistemático aos direitos humanos e pelo proselitismo político – práticas vedadas pela legislação que rege a comunicação pública e que criou a EBC”.
As entidades veem a situação como a “ausência de um projeto consistente para a comunicação pública federal”, além de um desmonte que acontece desde 2016. “No governo Bolsonaro, enfrentamos tentativas de privatização e censura.” Para a Fenaj e os sindicatos, a valorização profissional e reestruturação na EBC pouco avançaram nesta gestão.
Sobre a contratação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endossou o convite na última segunda-feira (1º). Na ocasião, Datena foi ao Palácio do Planalto. Eles são amigos há muitos anos. À coluna, Datena disse que terá autonomia, apesar da empresa ser vinculada ao governo.
“Eu sempre fui independente. E inclusive enfrentei problemas por causa disso. Não iriam agora me convidar para ser tendencioso. O meu papel será sempre o de jornalista, e todos sabem disso.” A estreia está prevista para janeiro.