
Pavimentação da GO-108 com ciclovia ao Parque Estadual de Terra Ronca conclui esse mês
Para a conclusão, falta a implantação de sinalização viária em um trecho de 600 metros, já dentro da reserva ambiental

Para a conclusão, falta a implantação de sinalização viária em um trecho de 600 metros, já dentro da reserva ambiental
O Governo de Goiás conclui as obras de pavimentação da GO-108, entre o município de Guarani de Goiás e o Parque Estadual de Terra Ronca, neste mês de dezembro. Ao todo, são 38 quilômetros de percurso que incluem uma ciclovia.
Para a conclusão da obra da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), falta a implantação de sinalização viária em um trecho de 600 metros, já dentro da reserva ambiental. Segundo o governo, o desenvolvimento econômico e turístico da região será beneficiado com a via pavimentada.
Sobre a ciclovia, são 31 mil metros de guardrail (guarda-corpo) ou defensa metálica para proteger motoristas e ciclistas de acidentes. Além disso, a Goinfra afirma que são oito quilômetros da pista executados em blocos de concreto, tipo paver, solução mais sustentável que o asfalto tradicional, dentro da área do parque.
“Essa pavimentação era um desejo nosso e da população dessa região. É asfalto de qualidade com essa solução ambientalmente correta de paver até o Parque de Terra Ronca. E a ciclovia, além de muito bonita, é essencial para o tráfego de moradores e turistas que desejam chegar ao parque de bicicleta”, afirma o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
Vale citar que, mesmo antes do fim da obra, moradores e visitantes já começaram a utilizar a ciclovia. Gerente de drogaria, Wacks Jr. comemorou. “Pra gente, que é amante do mountain bike, facilita bastante. Era muito difícil, agora é sombra e água fresca.” O mesmo disse o lavador de carros Dilson Alves dos Santos Costa, morador de Guarani de Goiás: “Essa ciclovia, para nós, foi uma riqueza. Antigamente, aqui era só pedra, não tinha nenhum acostamento. Agora temos mais segurança e estamos muito felizes.”
Sobre o Parque Estadual Terra Ronca, trata-se de um local de preservação da flora e fauna, de mananciais e de áreas de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas. A área abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul, com cavernas, grutas e colinas.