Brasil, 27 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Congresso derruba vetos em lei ambiental e impõe derrota ao governo Lula

Durante sessão deliberativa do Congresso, 52 vetos do governo Lula foram derrubados em votação de deputados e senadores

Publicado em

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira, 27, uma série de vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Durante sessão deliberativa, 52 itens foram abatidos em votação de deputados e senadores.

Após aprovação da lei pelo Legislativo em julho, o petista elencou 63 trechos do texto a serem vedados, posteriormente convertidos em 59 vetos. Isso porque a proposição contraria a narrativa do Planalto e de entidades ambientais, que consideram o Licenciamento Ambiental uma fragilização da agenda sustentável.

Na atual sessão, os parlamentares analisaram 52 dos vetos, sendo que sete pontos relativos à Licença Ambiental Especial (LAE) não foram incluídos na pauta de votação. A questão da LAE, defendida pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), está sendo tratada por meio de uma Medida Provisória (MP) apresentada pelo governo em agosto para atender parcialmente às demandas do Congresso.

Para a derrubada de um veto presidencial, é necessária a maioria na Casa – ou seja, pelo menos 257 deputados federais e 41 senadores devem votar contra a decisão de Lula. O resultado ficou distribuído da seguinte maneira:

Câmara dos Deputados:

  • Votos pela derrubada dos vetos: 295
  • Votos pela manutenção dos vetos: 167

Senado Federal:

  • Votos pela derrubada dos vetos: 52
  • Votos pela manutenção dos vetos: 15

LEIA TAMBÉM: