
Motta espera aceno de Lula para resolver crise
Presidente da Câmara rompeu, no começo da semana, as relações políticas com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias

Presidente da Câmara rompeu, no começo da semana, as relações políticas com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) aguarda um aceno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para encerrar a crise da Câmara com o Planalto. A informação foi dada por aliados do republicano ao Metrópoles.
Motta estaria à espera de Lula para uma conversa. O paraibano rompeu, no começo da semana, as relações políticas com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). A justificativa foram críticas classificadas como “desnecessárias”.
“A Câmara sempre foi parceira institucional de temas que interessam ao país. Mas o presidente sempre recebe em troca ataques gratuitos e que não fazem sentido na relação institucional nem político-partidária”, disse um interlocutor próximo ao presidente da Câmara.
A situação se intensificou após Motta escolher Guilherme Derrite (PP-SP) para relatar o PL Antifacção. Segundo Lindbergh, “ele [Motta] conseguiu fazer uma lambança em um tema muito importante […] primeiro pela escolha do relator, porque é um projeto de autoria do Executivo, a gente não estava exigindo um relator do PT; tinha que ser alguém neutro, que tivesse um diálogo”.
Derrite é secretário de Segurança Pública do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo e estava licenciado do cargo de deputado. Ele retornou para relatar o projeto considerado importante para o governo.
Aliados de Motta avaliam que a crise ocorre apenas pelos ataques do líder do PT na Casa. “Lula, assim como Hugo, cumpre a palavra e é educado, solene.”
LEIA TAMBÉM:
Sem a presença de Motta e Alcolumbre, Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil