Brasil, 27 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Governo tenta adiar sabatina de Jorge Messias no Senado

Ideia é garantir mais votos e evitar uma possível rejeição

Publicado em

O governo Lula (PT) tenta adiar a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, marcada para 10 de dezembro. A ideia é garantir mais votos no Senado e evitar uma possível rejeição do indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme apurado pela CNN Brasil, contudo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), resiste. O senador está irritado, pois queria a indicação de seu aliado para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso: o ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Para isso, o governo deve segurar a mensagem presidencial que oficializa a indicação de Messias. O nome só foi publicado no Diário Oficial da União.

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirma que “em algum momento Lula e Davi vão conversar para discutir melhor momento para enviar a mensagem. Pode ser antes ou pode ser depois do dia 10. Sabatina só pode acontecer após o envio da mensagem”.

Messias tem visitado os gabinetes no Senado. Aliados do advogado-geral da União, contudo, entendem que o tempo é curto. Ele ainda estaria longe dos 41 votos necessários.