Brasil, 26 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Senado define 10 de dezembro para sabatina de Jorge Messias

Previsão é que a votação do indicado do presidente Lula (PT) ao STF ocorra no mesmo dia

Publicado em

A sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF) será em 10 de dezembro. A informação foi comunicada na terça-feira (25) pelos presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Senador Otto Alencar (PSD-BA), e do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Conforme Alcolumbre, a previsão é que a votação do indicado do presidente Lula (PT) ao STF ocorra no mesmo dia da sabatina. O relatório na CCJ ficará com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que também atuou quando Flávio Dino foi indicado. O parecer deve ser apresentado em 3 de dezembro.

Desde a última semana, Jorge Messias tem procurado os senadores para conversas, mas as confirmações para encontros têm sido limitadas. Alcolumbre defendia a indicação do ex-presidente e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo.

A indicação de Messias é para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, que antecipou a aposentadoria em outubro.

“Temos um período curto. Foi uma construção dentro da viabilidade da comissão. Estabelecemos a data, e é importante avisar com antecedência os colegas senadores, pois é a votação de uma autoridade relevante, que precisa da presença dos senadores, com sua digital e seu voto nominal e secreto, na comissão e no Plenário”, disse Alcolumbre.

LEIA TAMBÉM:

Senado aprova projeto com impacto de R$ 24,7 bi ao governo