
Vereador é preso suspeito de apoiar facção criminosa TCP no Rio de Janeiro
“Operação Muro de Favores” desarticulou uma rede criminosa que atuava com interesses no tráfico e apoio político na Baixada Fluminense

“Operação Muro de Favores” desarticulou uma rede criminosa que atuava com interesses no tráfico e apoio político na Baixada Fluminense
A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) prendeu o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti (RJ), suspeito de apoiar o Terceiro Comando Puro (TCP). A “Operação Muro de Favores” desarticulou uma rede criminosa que atuava com interesses no tráfico e apoio político na Baixada Fluminense nesta terça-feira (25).
Na ocasião, o irmão de um traficante também foi preso. A Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) conduziu a investigação.
Segundo a PCERJ, o grupo criminoso atuava em locais onde o PCP mantinha domínio armado, em comunidades de São João de Meriti e Belford Roxo, como Trio de Ouro, Guacha e Santa Tereza. A facção também atuava com extorsões a comerciantes e lavava dinheiro oriundo do tráfico, conforme as autoridades.
Sobre o vereador, a polícia revelou que áudios, conversas e mensagens mostram que Ernane facilitou a construção de barricadas em Vilar dos Teles por meio de materiais e apoio logístico. Estas são usadas para atrapalhar a circulação de serviços públicos e também a atuação da polícia.
A corporação disse, ainda, que ele recebeu apoio financeiro e eleitoral como pagamento.
LEIA TAMBÉM:
Polícia Civil mira núcleo de facção criminosa do Rio de Janeiro que atua em Goiás