Brasil, 24 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Cultura

Morre aos 81 anos Udo Kier, ator alemão que participou de ‘Bacurau’ e ‘O Agente Secreto’

Ícone do cinema atuou em mais de 200 filmes

Publicado em

Morreu, no domingo (23), o ator alemão Udo Kier. Ele tinha 81 anos e era conhecido, entre outras obras, pelas recentes “Bacurau” (2019) e “O Agente Secreto” (2025). A informação foi divulgada pela Variety, que não deu detalhes sobre a causa da morte.

Udo teve uma carreira de seis décadas no cinema. Neste período, foram mais de 200 filmes. Ele teve papéis marcantes em longas de terror, além de parcerias com cineastas como Andy Warhol, Lars von Trier e Werner Herzog.

Por “Bacurau”, ele conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, sendo um dos pontos de destaque do filme. Kier também se destacou como Drácula em “Sangue Para Drácula” (1974), de Paul Morrissey, e por colaborar com Lars von Trier em filmes como “Ninfomaníaca” (2013).

O ator ainda emprestou a voz para games, como o personagem Yuri no jogo “Command & Conquer: Red Alert”. Ele também esteve no jogo OD Knock, de Hideo Kojima.

Nas redes sociais, o perfil oficial de “O Agente Secreto” lamentou o falecimento do ator que viveu o personagem Hans. Confira na íntegra:

“A grande lenda do cinema Udo Kier nos deixou hoje, aos 81 anos. O ator alemão já havia colaborado anteriormente com Kleber Mendonça Filho em “Bacurau”, codirigido com Juliano Dornelles, e faz uma participação especial em “O Agente Secreto”. Udo esteve em Recife, em 2024, para participar das filmagens do longa e, recentemente, marcou presença em eventos relacionados à estreia do filme, como a apresentação e Q&A do longa com o diretor Kleber Mendonça Filho, realizadas semanas atrás, nos Estados Unidos.”