Brasil, 24 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Primeira Turma do STF decide nesta segunda se mantém prisão de Bolsonaro

Análise acontece das 8h às 20h em sessão virtual extraordinária

Publicado em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta segunda-feira (24), em sessão virtual extraordinária, se mantém a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A análise acontece das 8h às 20h após convocação do ministro Flávio Dino, presidente do colegiado.

Este tipo de sessão não possui debate público. Sobre a prisão, ela foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no sábado (22) após pedido da Polícia Federal (PF), que apontou risco de fuga, além de ameaça à ordem pública.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados. Na última semana, a Primeira Turma recusou os embargos de declaração do ex-presidente.

Ainda sobre a decisão pela prisão preventiva, Moraes informou que Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica por volta das 0h de sábado. O ministro entendeu que houve demonstração de intenção de fuga. Esta, inclusive, seria favorecida pela vigília convocada pelo filho do condenado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para o mesmo dia.

O ex-presidente confessou que utilizou ferro de solda na tornozeleira eletrônica. Ele disse que estava com “alucinação” sobre uma escuta no equipamento, por isso tentou abrir a tampa.

LEIA TAMBÉM:

Michelle visita Bolsonaro na carceragem da PF em Brasília