
Esposa de Ramagem viaja aos Estados Unidos para ‘proteger a família’
Deputado federal fugiu para os EUA para escapar da condenação por tentativa de golpe de Estado

Deputado federal fugiu para os EUA para escapar da condenação por tentativa de golpe de Estado
Esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), Rebeca Ramagem disse nas redes sociais que “fugiu” para os Estados Unidos para “proteger a família”. O texto foi publicado no Instagram, no domingo (23).
“Há uma semana, desembarquei com minhas filhas nos EUA com um único propósito: proteger a minha família. A proteção das nossas filhas é e sempre será a nossa prioridade. Hoje, infelizmente, não encontramos no país a garantia de uma justiça imparcial. Somos vítimas de lawfare e temos enfrentado uma perseguição política desumana“, disse.
Um vídeo acompanha a publicação. Nele, as filhas do casal encontram Ramagem em um aeroporto nos Estados Unidos – o que demonstra que ele já estava lá. O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe.
Na sexta-feira (21), quando foi descoberta a fuga de Ramagem, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do político. Ele estava proibido de deixar o país por decisão do magistrado ainda durante a investigação e precisou entregar os passaportes.
A Polícia Federal (PF) apura se o congressista cruzou a fronteira por Boa Vista (RR) em um carro e, em seguida, foi para os Estados Unidos. A Câmara dos Deputados, por sua vez, disse não ter sido informada da saída de Ramagem do País. Informou, contudo, que ele entregou atestados médicos para dois períodos: de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.
Há registros de votações, contudo, durante os intervalos. Até mesmo em sessão presencial de outubro.