Brasil, 22 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Oposição reage à prisão preventiva de Bolsonaro: “perseguição”

O líder ca oposição disse ue a prisão de Bolsonaro é Um ato “abominável”, “injusto” e parte de uma suposta “escalada de arbítrio” atribuída ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes

Publicado em atualizado às 09:29

O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), publicou nota neste sábado, 22, em que classifica a prisão cautelar do ex-presidente Jair Bolsonaro como um ato “abominável”“injusto” e parte de uma suposta “escalada de arbítrio” atribuída ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. “É uma afronta ao Estado de Direito”, disse

Segundo Zucco, a determinação judicial representa “perplexidade” e “revolta” entre aliados do ex-mandatário. O deputado sustenta que Bolsonaro “jamais cometeu crime” e sempre esteve à disposição das autoridades, além de mencionar o estado de saúde do ex-presidente, que, de acordo com o texto, enfrenta sequelas da facada sofrida em 2018 e complicações recentes.

LEIA MAIS:

Fabio Wajngarten, que foi secretário-executivo do Ministério das Comunicações e chefe da Secretaria de Comunicação Social durante o governo Bolsonaro, afirmou que a prisão terá efeitos na próxima eleição. “É INACREDITÁVEL. Num sábado. Com estado de saúde totalmente comprometido. VERGONHOSO. 26 é logo ali”, escreveu Wajngarten no X.

A deputada federal Carol de Toni (PL-SC), conhecida pelas posições conservadoras e por ter levado o filho recém-nascido à Câmara como protesto, também criticou a prisão. “A prisão do Presidente Bolsonaro é um dos maiores absurdos já cometidos pela ‘justiça brasileira’. O maior líder que a direita já teve, homem que não cometeu crime algum, foi submetido a um processo absolutamente nulo, agora é levado a prisão! Lutaremos até o fim contra essa injustiça.”

Seu colega de partido e líder do PL na Câmara dos Deputados, o deputado federal e pastor Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) foi na mesma toada e tuitou que “Bolsonaro não roubou ninguém”

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) foi na mesma linha. “Toda solidariedade a ele e à família. Passou da hora de uma reação contundente do Congresso para frear os abusos e ilegalidades feitos contra a oposição a Lula e ao PT!”, escreveu no X.