
‘Trabalho de Alckmin e Mauro Vieira’, diz setor cafeeiro sobre redução do tarifaço
"A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) celebra a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro"

"A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) celebra a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro"
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou, na quinta-feira (20), uma nota em que comemora a redução do tarifaço de 40% imposto pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros. A Abic destacou o trabalho do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nas negociações.
“Essa conquista é resultado do forte trabalho diplomático liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo chanceler Mauro Vieira, além da mobilização de toda a cadeia produtiva do café, que foi extremamente unida, e das nossas contrapartes nos Estados Unidos. Desde o início do ano, o setor privado atuou como interlocutor técnico, dialogando com importadores e fornecendo informações estratégicas que auxiliaram o governo nas negociações”, destacou.
E ainda: “A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) celebra a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro, garantindo novamente taxa zero para nossas exportações, inclusive de café torrado e moído.”
Além do café, outros itens foram excluídos da tarifa de 40%:
No texto divulgado pelo governo Trump, é dito que houve “progresso parcial” nas negociações. Lula e Trump conversaram por telefone, pela primeira vez, em 6 de outubro. Após isso, representantes dos países iniciaram as negociações.
LEIA TAMBÉM:
Lula agradece a Trump por derrubar tarifaço em alguns produtos, mas diz que Brasil quer mais