Brasil, 21 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Lula agradece a Trump por derrubar tarifaço em alguns produtos, mas diz que Brasil quer mais

“(Trump), eu vou lhe agradecer só parcialmente, vou agradecer totalmente quando tudo tiver acordado entre nós"

Publicado em atualizado às 09:57

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por derrubar a tarifa de 40% sobre alguns produtos agrícolas brasileiros, como carne bovina, mas reforçou que ainda “não é tudo que o Brasil quer”. A fala ocorreu em vídeo divulgado nas redes sociais na quinta-feira (20).

“(Trump), eu vou lhe agradecer só parcialmente, vou agradecer totalmente quando tudo tiver acordado entre nós. Se em apenas duas conversas já chegamos ao que chegamos hoje, com três a quatro conversas vamos fazer com que Brasil e Estados Unidos vivam em harmonia, politicamente e comercialmente. Obrigado pela decisão”, disse.

Segundo o presidente, “não é tudo que o Brasil quer, não é tudo que o Brasil precisa, mas é importante”. O tarifaço, vale citar, ainda atinge itens como máquinas e implementos agrícolas, veículos e autopeças, aço e derivados siderúrgicos, produtos químicos específicos, têxteis e calçados.

No texto divulgado pelo governo Trump, é dito que houve “progresso parcial” nas negociações. Lula e Trump conversaram por telefone, pela primeira vez, em 6 de outubro. Após isso, representantes dos países iniciaram as negociações.