A valorização do servidor público foi um dos pontos mais destacados pelo prefeito Roberto Naves durante prestação de contas do 3º quadrimestre de 2021, realizada hoje, 24, na Câmara Municipal de Anápolis. “O primeiro motivo é que a Prefeitura é a maior empresa dessa cidade; segundo, que ela injeta no comércio anapolino mais de R$ 500 milhões por ano; e o terceiro é que o funcionalismo público é um grande patrimônio que nós temos, porque ele é quem faz com que toda essa engrenagem rode”, afirmou em entrevista após a sessão.
Durante a exposição dos números, o secretário municipal de Economia, Valdivino de Oliveira, explicou que o percentual de despesa com pessoal, de 44,42%, foi “bem abaixo do limite prudencial” preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em 2016, o gasto com funcionalismo atingiu 52,16% da Receita Corrente Líquida (RCL), quase no limite do teto.
“Isso permitiu à Prefeitura conceder aumento de 18% aos seus servidores, diferente da maioria dos Estados brasileiros e da grande maioria das Prefeituras, que não têm condições neste momento de dar nenhum aumento”, observou Valdivino.
Na audiência de prestação de contas foi apresentado, pela primeira vez, um relatório de fluxo de caixa, demonstrando o compromisso da gestão com a transparência e o controle fiscal, com exposição de gráficos indicando que gastou-se menos do que a arrecadação. “Ampliamos, assim, o superávit primário”, disse o secretário de Economia.
Mais uma vez, o município investiu acima do que a lei exige na aplicação obrigatória de recursos para a saúde (15%) e para a educação (25%), que representou, respectivamente, 21,44% e 26,10% em recursos aplicados. Antes da prestação de contas, o prefeito realizou entrega de kits escolares para estudantes da rede municipal. Cerca de 37 mil alunos estão sendo beneficiados com uniformes, mochilas, tênis e materiais escolares.
“Foram investidos R$ 12 milhões, um investimento para mudar a vida do estudante. Hoje começamos a entrega desses kits e isso mostra a responsabilidade que nós temos com o dinheiro público, mas acima de tudo, que o dinheiro público serve para podermos transformar a vida das pessoas”, comentou Roberto Naves, que também anunciou a marca de mil cirurgias realizadas no novo hospital municipal (Alfredo Abrahão), o projeto de construção de um hospital exclusivo para mulheres e ainda um centro de internação.